Bem-vindo ao site da Saucony Brasil   QUEM SOMOS | POLÍTICA DE TROCA | TRABALHE CONOSCO | FALE CONOSCO  
  Logo Saucony
 

DICAS  
 
 

Força, resistência e velocidade!

 

 

Resistência na corrida pode ser definida como a capacidade de sustentar uma determinada velocidade no maior tempo possível. Para que seja possível é necessário treinar focando esse aumento aos poucos.

Há duas formas de melhorar essa capacidade, com treinos de volume e intensidade. No treino de volume você pode aumentar a quilometragem semanal gradativamente (no máximo 5% por semana para que não aumente o risco de lesões devido ao grande esforço e pouca preparação) e manter uma velocidade confortável.

A intensidade é realizada com treinamentos intervalados que tem a característica principal de usar estímulos fracionados numa velocidade igual ou superior aos de uma competição. 

Para melhorar o desempenho numa determinada prova, devemos correr a distância e fazer os intervalados com velocidades acima da média pretendida de forma adequada à quilometragem da competição. Partir para o intervalado sem ter feito volume (que é a base) pode facilitar a ocorrência de lesões. Esse é também o princípio da evolução da força física e da hipertrofia. Para melhorar a força temos que trabalhar com cargas ligeiramente superiores à capacidade do músculo para promover adaptações, mas não sem antes preparar a musculatura com volume adequado. 

Atletas de alto nível precisam desenvolver diversas capacidades, entre elas a força, a resistência e a velocidade que na verdade são interdependentes. Maratonistas que utilizam treinamento de força e potência obtêm economia no consumo de oxigênio durante a prova e a execução da corrida fica mais fácil, assim eles cruzam a linha de chegada visivelmente menos cansados. Ou seja, a velocidade depende da capacidade de resistir e a resistência depende de um músculo mais forte. 

Para quem não é atleta profissional qualquer corrida que pretenda fazer seja de 5 km, 20 km ou maratona é importante treinar força resistência e velocidade nas devidas proporções para evitar o grande sofrimento durante a corrida. No nosso dia a dia também precisamos dessas capacidades motoras bem desenvolvidas para realizar as atividades funcionais.

 

Fonte: Copacabana Runners

 

 
   
FacebookTwitterYouTubeInstagram
       

SOBRE NÓS

Saucony Brasil
Linha do tempo
Trabalhe Conosco
Fale conosco

NOSSOS PRODUTOS

Linha Masculina
Linha Feminina
Tecnologia
Escolha seu tênis
Onde Comprar

MÍDIAS SOCIAIS

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

ONDE COMPRAR ON-LINE

Satiko Esportes
Velocità
Centauro

© 2013 Saucony Brasil by blue media studios